Jogo da mesada: jogando e aprendendo sobre administração

Com tantos jogos de tabuleiro com preços estratosféricos nas lojas de brinquedos, acho bacana sugerir o Jogo da Mesada, da Estrela, que custa entre R$ 44,00 e R$ 59,00, dependendo da loja. Meu filho mais velho ganhou no último Natal e já jogamos bastante. É uma maneira divertida de ensinar noções de administração e negociação. Cada jogador começa com um X de dinheiro e vai jogando o dado e caindo nas casas, ganhando ou perdendo dinheiro, fazendo compras, pagando contas, ganhando por serviços etc. Ao chegar ao fim do caminho no tabuleiro cada jogador ganha a sua mesada ($ 3.500) e tudo começa de novo.

Ao cair em uma casa específica, o jogador também tem a opção de fazer ou não um investimento comprando um empreendimento. Ele pode desembolsar até $ 12.000 e ganhar até $ 20.000, tudo depende da carta que tirar. Mas é preciso exercitar a paciência, pois ele só conseguirá concluir o negócio se cair de novo naquela casa que o permitiu fazer o investimento…

Eu só achei que poderia ter mais critério no valor de cada coisa. Ao mesmo tempo em que a mesada é de $ 3.500, uma loja de pizza pode ser comprada por $ 8.000, 10 figurinhas custam $ 2.000 e o conserto do pneu da bicicleta custa $ 300. Se os valores fossem mais próximos da realidade do Brasil seria mais fácil para as crianças entenderem. O jogo é recomendado para crianças acima de seis anos e pode ter de dois a seis jogadores.

Deixe uma resposta