Receita: Ninho de biscoito

Ontem dei dicas de presentes de Páscoa para quem não gosta de chocolate ou não pode comer, então hoje é a vez de dar dica para os chocólatras de plantão…Que tal levar o pequeno para a cozinha e ter a ajuda dele para preparar um Ninho de Biscoito? A receita abaixo é da chef, Ivy Oliveira.

Capacidade da xícara: 200 ml

Tempo de preparo: 1 hora

Temperatura e tempo de forno: moderada (180°C)/ 15 minutos

Tempo de geladeira: 1 hora

Tempo total: 2 horas e 15 minutos

Rendimento: 40 unidades

 

Ingredientes:
Biscoito

2 xícaras (chá) de farinha de trigo (220 g)

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR (115g)

4 colheres (sopa) de cacau em pó (40 g)

½ colher (sopa) de fermento em pó (5 g)

1 pitada de sal

100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo (60 g)

Recheio:

100 g de chocolate ao leite

4 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha (60g)

 

Montagem

Confeitos coloridos de chocolate com amendoim

 

Modo de preparo:

 

Biscoito

Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR, o cacau, o fermento e o sal. Passe-os pela peneira. Adicione a manteiga e o ovo. Faça uma bola com a massa. Envolva-a com um filme plástico e leve à geladeira por 1h. Retire a massa da geladeira e com o auxílio de uma colher (sobremesa) divida a massa em porções de aproximadamente 13 g cada. Preaqueça o forno na temperatura média (180ºC) e reserve duas assadeiras retangulares médias (33 x 23 cm). Passe as porções de massa pelo espremedor de alho, deixando a massa cair sobre as assadeiras reservadas formando o ninho e no final cortando a massa com o auxílio de uma faca. Faça os ninhos até terminar toda a massa. Pressione com uma colher pequena ou com os dedos no centro do ninho para formar o local onde depois será colocado o recheio. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos. Depois de assados, retire os biscoitos do forno e reserve até esfriar.

 

Recheio

Em uma tigela, coloque o chocolate e o creme de leite e leve ao micro-ondas por 30 segundos até derreter. Retire do micro-ondas e mexa. Caso não esteja totalmente derretido, volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Mexa bem.

 

Montagem

Com o auxílio de uma colher de chá, distribua o recheio no centro dos biscoitos. Em seguida coloque os confeitos. Deixe descansar até que o recheio de chocolate fique firme. Sirva em seguida.

 

 

Receitas elaboradas pela Cozinha Experimental União www.ciauniao.com.br

Leia também

Deixe uma resposta