Turma da Mônica viaja a Portugal em novo livro

livro Uma Viagem a Portugal

Quem aí está contando os dias para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro? Por aqui adoramos o evento e já estamos programando a visita para o feriado… Faltam só dois dias, mas enquanto 31 de agosto não chega, vejam que bacana essa novidade de lançamento. Em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, a Editora Imeph vai lançar “ Uma Viagem a Portugal”. Achei muito bacana mostrar as diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil, principalmente porque tem muita gente daqui se mudando para lá. Uma amiguinha do meu mais novo mesmo foi na semana passada.

Em 13 capítulos, o livro mistura diversão com aprendizado da cultura portuguesa. Numa parceria com a Turma da Mônica e o desenhista Mauricio de Sousa, o escritor de família de origem portuguesa José Santos revela o significado de muitas palavras do português falado, até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros.

Em Uma Viagem a Portugal, a Turma da Mônica acompanha o miúdo António Alfacinha, personagem criado por Mauricio de Sousa em 2007, em uma viagem pelas terras portuguesas. O leitor conhecerá de perto como é a vida naquele país, percorrendo mercados, escolas, estádios. Andará por praças e atravessará ruas e pontes. Será convidado a entrar nas casas, saber como é a sala, o quarto, a cozinha e até o banheiro, que por lá é chamado de casa de banho.

Além desse passeio, o livro conta com mais de 250 palavras típicas do português de Portugal que foram destacadas, como matraquilhos, peúgas esferovite, chávena e osga. E, a cada página, os  personagens da Turma mostram ao leitor o significado de cada um desses termos no português falado e escrito no Brasil.

 

 

Leia também

One comment

Deixe uma resposta