Artur: saiba o significado do nome

Artur

Tem um filho Artur (ou Arthur) ou conhece alguém que tenha? Descubra o significado do nome e envie esse post para as mães de Artur!

O seu significado exato é ainda um mistério, mas é provável que derive da união dos elementos celtas artos, que significa “urso”, e viros, que significa “rei”. Outros pesquisadores apontam para que o segundo elemento seja rigos” (homem). Resumindo, segundo esta linha de pensamento, o nome pode significar no original “homem urso”, ou mesmo “rei urso”. Também pode estar ligado ao gaélico “pedra”, segundo alguns estudos.

“Força nobre”, “nobre” e “corajoso” são outros dos sentidos atribuídos à versão inglesa deste nome, Arthur. Curiosamente, o nome teria sido usado pelos judeus em substituição a Abraão pelo fato de ambos começarem com a mesma letra.

O Rei Artur é a mais famosa personagem com este nome, mas tal como o seu significado, a sua história está envolvida num grande mistério. Artur terá sido um Rei dos Bretões no século VI, mas os indícios parecem indicar que o Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda sejam apenas uma lenda.

Artur ainda foi o nome de muitos membros da nobreza europeia, como Artur I, Duque da Bretanha e Artur, Príncipe de Gales. No Brasil, Artur é um nome masculino bastante comum, assim como a sua variante inglesa Arthur.

Você também pode gostar desse post:

Filmes escondidos na Netflix: Desplugados

desplugados

A dica de hoje não é de um filme e sim de uma série: Desplugados. Por aqui eles adoram séries de suspense, investigação e tecnologia, por isso adoraram essa série da Netflix. A série é bem feita, a começar pela abertura que me lembrou um pouco “La Casa de Papel”, mas ao som de “We don’t need no education” do Pink Floyd.

Apesar de tratar de um tema bem pesado que é a massificação e o controle de mentes, Desplugados é uma série leve, tem classificação livre. Me parece realmente feita para assistir com crianças, pois tem muita coisa simplificada tanto nos diálogos quanto no roteiro. Por aqui maratonamos!

A história de Desplugados começa quando durante um “dia do dentista” na escola uma empresa implanta chips nos alunos para dominar suas mentes e melhorar suas atribuições físicas. Os personagens principais são dois irmãos gêmeos e, por medo do dentista, um deles pede que o outro assuma seu lugar. Esse gêmeo fica sem o chip, mas seu irmão tem dois. A história se desenrola e os irmãos encontram outros jovens que se chamam de “Desplugados“ e tentam sobreviver e combater a empresa.

A série abre espaço para vários diálogos com as crianças, a começar pelo plano da empresa de tornar esses adolescentes “controlados” para que no futuro sejam trabalhadores “perfeitos”. Desplugados também mostra um pouco da cultura indiana e fala muito sobre família, essência e caráter.

 

Deixe uma resposta