Biblioteca Mãe de Menino: Tenho Monstros na Barriga

Descobri o livro “Tenho Monstros na Barriga”, da Tonia Casarin, no Natal de 2016 e foi um dos meus presentes de Natal para os meus meninos. De lá para cá dei de presente para diversos amiguinhos. Ele explica os sentimentos de uma maneira lúdica. Muito bonitinho! Para nós, adultos, os sentimentos podem parecer óbvios, mas para as crianças ainda é muito difícil distinguir ansiedade de medo, tristeza de saudade etc. 

Protagonista

O personagem principal é o Marcelo, um menino que sente “várias coisas” na barriga e não sabe o que significa. Quando descobre que são sentimentos, Marcelo resolve chamá-los de monstrinhos. Ao longo das histórias, o menino narra os seus sentimentos e mostra oito monstrinhos no: alegria, tristeza, raiva, medo, coragem, curiosidade, orgulho e ciúmes

Interatividade

A página seguinte de cada sentimento é um espaço de interatividade, onde as crianças, junto com pais e/ou professores, dizem em que momento elas também sentiram aquele sentimento, com a possibilidade ainda de brincar com a imaginação, desenhando o seu próprio monstrinho. 

Confira no link abaixo como comprar o livro “Tenho Monstros na Barriga”:  

A autora

Tonia Casarin formou-se em Administração pela PUC-Rio, em 2007, e é mestre em Educação pelo Teachers College em Columbia University, em Nova York, Estados Unidos. Já atuou no setor público, como na prefeitura do Rio de Janeiro e no governo do Estado do Rio, e privado. É professora de pós-graduação do Instituto Singularidades de São Paulo, consultora em Educação e trabalha em parceria com Stanford University em projetos de FabLearn Lab, no Rio de Janeiro.

Apaixonada por crianças e pelas emoções, Tonia focou os seus estudos na inteligência emocional e social, e como desenvolvê-la em adultos, adolescentes e crianças. Em suas pesquisas, aprendeu que o primeiro passo para desenvolver as competências do século 21 é saber identificar os sentimentos. Nesse contexto, Tonia escreveu o livro “Tenho Monstros na Barriga”, uma ferramenta para as crianças aprenderem a identificar as próprias emoções.

O sucesso do livro originou a ideia de criar um aplicativo, que em breve será lançado pela educadora. Tonia também está transformando a obra em um sistema de aprendizagem socioemocional para a primeira infância, como formação de professores, material didático e informação e coaching para os pais.

Leia Também:

Cinco Livros de Dinossauros Testados e Aprovados.

Deixe uma resposta