Dez dicas de gentilezas para aplicar com uma mãe no pós-parto

Dicas de gentilezas
Foto: https://www.thebump.com/a/cutest-mommy-and-me-outfits

O pós-parto ou puerpério é um momento em que a nova mãe está sensível, cansada, precisando de carinho, colo, ajuda, conversa… Ontem foi Dia da Gentileza, então resolvi fazer essa lista de dez gentilezas para quem tiver uma amiga ou parente no pós-parto aplicar durante uma visita.

  1. Se você não tiver intimidade com a nova mamãe faça uma visita de médico. A curta duração da visita já é uma grande gentileza com quem está em um momento tão sensível.
  2. Se você tiver intimidade com a pessoa pergunte se ela prefere que você fique um pouco mais para AJUDAR ou se quer ficar sozinha. Sofri bastante na minha licença-maternidade com visitas de longa duração indesejadas quando tudo o que eu queria era assistir filmes e séries e dormir quando o bebê dormia. Você pode achar que a mãe não quer ficar sozinha, mas às vezes tudo o que ela quer é isso, então o melhor é perguntar.
  3. Leve flores para presentear a mãe e enfeitar a casa. Flores são sempre bem-vindas. Dão alegria ao ambiente, além disso, é uma gentileza para a mãe que vai se sentir cuidada. Todos lembram de levar presentes para os bebês, mas não para as mães.
  4. Leve algo gostoso para vocês beliscarem. Um bolo, chocolate, nuts… Assim você faz um agrado para a recente mamãe e também evita que ela se preocupe com o que vai servir para você. Se puder leve um suco também para já deixar a bebida resolvida. Só é bom sondar antes para ver se ela está com alguma restrição alimentar.
  5. Leve uma refeição para o casal. Dependendo do seu grau de intimidade, vale a pena levar o jantar do casal. A casa estará de pernas para o ar e se a família não tiver uma estrutura, com pouco tempo e o foco todo no bebê acaba comendo qualquer coisa que tiver na geladeira ou vivendo de delivery.
  6. Pergunte antes de ir se ela precisa de algo da rua, alguma compra do supermercado, do hortifruti, da farmácia etc. Mães ficam praticamente em cativeiro no primeiro mês dos bebês e acabam precisando de coisas básicas.
  7. Se tiver alguma troca de fralda no momento em que você estiver lá pergunte se pode ajudar trocando. Ás vezes, em meio a tantas fraldas por dia, tudo o que a mãe quer é poder não trocar uma delas…
  8. Se tiver alguma mamada no momento em que você estiver lá pergunte se pode ajudar colocando o bebê para arrotar.
  9. Pergunte se ela quer alguma ajuda com a casa: que você lave uma louça, retire o lixo, pendure a roupa no varal, reponha o papel higiênico etc.
  10. Se ofereça para dar uma olhada no bebê enquanto ela dorme, toma banho, resolve alguma coisa no celular ou computador etc.