Eduardo: saiba o significado do nome

Eduardo

Tem um filho Eduardo ou conhece alguém que tenha? Descubra o significado desse nome lindo!

O nome Eduardo significa “guardião das riquezas”, “protetor das riquezas” ou “guardião rico”. Tem origem no nome germânico Hadaward, composto pela junção dos elementos ead, que significa “rico, próspero”, e weard, ward, que quer dizer “guarda, guardião”.

As pessoas com esse nome são pessoas que têm tendência para as artes, motivo pelo qual guardam uma importante riqueza, que é o seu talento.

Santo Eduardo foi um rei admirado por todos, inclusive pelos seus inimigos. Coroado em 1042 na Inglaterra, se destacou pelos exemplos de paz e de bondade.

Após a sua morte passou a ser venerado como santo, além de ser considerado o maior exemplo de um rei cristão. Assim, foi canonizado no século XII e se tornou um dos patronos da Inglaterra.

Foi encontrado na Inglaterra pela primeira vez no século IX e desde então foi muito popular como um nome real. Edward foi um dos poucos nomes saxões que resistiram à conquista normanda, tornando-se um dos antigos nomes ingleses mais populares na Europa.

Entre pintores, ensaístas e dramaturgos destaca-se o Prêmio Nobel da Medicina de 1950, o norte-americano Edward Kendall.

Foi um nome muito utilizado pelos judeus para substituir iEfraimi, por começar com a mesma letra. Na Irlanda, onde também foi muito comum entre reis e príncipes, foi adotado incorretamente para substituir o nativo Eamon.

Fonte: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/eduardo/

Você também pode gostar desse post:

Bernardo: saiba o significado do nome

Bernardo

Tem um filho Bernardo ou conhece alguém que tenha? Descubra o significado desse nome lindo!

O nome Bernardo é formado pela junção dos elementos germânicos ber, que quer dizer “urso”, e hart, que significa “forte”. Por extensão, tem o sentido de “forte como um urso”, e carrega a simbologia e os atributos inerentes a esse mamífero, especialmente a força.

Foi adotado pelos judeus para substituir o nome Baruch pelo fato de começar com a mesma letra. Sob a forma Bernard, foi introduzido na Inglaterra durante a conquista normanda. Em Portugal, surge por volta do século XVII através do diminutivo Bernadino, sob a forma Bernardim.

O nome Bernardo, no entanto, ficou popular graças à figura de São Bernardo. São Bernardo foi um abade francês que fundou um asilo na região dos Alpes suíços por volta do século XII. Este ato inspirou o nome da raça de cachorros que ajudam a resgatar pessoas perdidas nas montanhas. São Bernardo de Claraval foi nomeado pelo papa Pio VIII como Doutor da Igreja Católica.

O nome Bernardo foi responsável pela origem dos sobrenomes Bernardes e Bernardez na região Ibérica (Portugal e Espanha). Esse é um nome bastante popular no Brasil, somente em 2019 obteve 5.487 registros.

Fonte: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/