Literatura Acessível: oportunidade para educar sobre inclusão e acessibilidade

Literatura Acessível oportunidade para educar sobre inclusão e acessibilidade

O Projeto Literatura Acessível é uma série de livros acessíveis que tem o objetivo de sensibilizar quanto à importância da inclusão e da acessibilidade.

Neste período de isolamento social o Literatura Acessível preparou um presente: contações das histórias online com a atriz Bia Mussi e o artista cego Marcos Lima, idealizador do Projeto Histórias de Cego.

Contação de Histórias

As próximas contações de histórias do Literatura Acessível serão: “O menino que escrevia com os pés” (dia 7) e “A menina que perdeu a perna” (dia 18). São versões com legendagem e audiodescrição, seguindo as exigências de acessibilidade da Secretaria Especial de Cultura, que podem ser encontradas em  https://linktr.ee/LiteraturaAcessivel.

“É uma forma de gerar um conteúdo virtual similar àquele que constaria dos encontros presenciais”, diz Carina Alves, fundadora e diretora do Instituto Incluir.

Ebooks

Também por conta da pandemia do Covid-19, o Projeto Literatura Acessível disponibilizou os títulos em formato ebook.

Carina Alves, autora dos livros é psicóloga, mestra em Letras e Ciências Humanas e doutoranda em Educação na Perspectiva Inclusiva.

Mari Meira participou de dois livros e Elyse Mattos, fundadora do Instituto Ico Project, voltado à causa do autismo, participou de um livro.

São obras de ficção, disponíveis em versões físicas e em ebooks em multiformato – Libras, braille, audiodescrição e pictograma – e multilinguismo – português e alemão.

O Literatura Acessível é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com Patrocínio do Instituto CCR e Supergasbras e Produção da Burburinho Cultural. A Realização é do Instituto Incluir, Superar, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Leia também:

Decoração: dez ideias de cama de carro
Filmes escondidos no Claro Vídeo: Operação Cupido
Frase sobre maternidade: o tempo voa
Sexta inspiradora: fotos divertidas em família
Dica de livro: Tulu, em busca de um lugar para viver
Decoração: dez ideias de beliche incríveis
Filmes escondidos na Netflix: a menina e o leão
Receita: mousse de chocolate fácil
Livros para fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos
Decoração: dez ideias para organizar as bolas
Frase: técnicas de sono
Sexta inspiradora: Feliz Dia dos Pais
#TBT: o quarto de Jack – sobre ser a melhor mãe que você pode
Dica de livro: Até as Princesas Soltam Pum
Filmes escondidos na Netflix: É o Bicho
Dia Mundial da Amamentação