Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola! Há algumas semanas meu filho mais velho (10 anos) fez um trabalho para a escola sobre bullying. Já tínhamos conversado sobre preconceito, sobre diferenças, mas não havíamos usado a palavra bullying ainda. Ele entendeu o tema, ficou bem impressionado com o trabalho e eu achei ótimo a escola abordar o assunto. Para dar mais visibilidade à data gostaria de indicar hoje aqui um livro que pode ajudar nessa conversa delicada com nossos filhos: “E se fosse você?“, de Anete Lacerda (Colli Books).
O livro aborda o tema de forma leve e didática, com ilustrações fofas de Fernando Hugo Fernandes. “E se fosse você?” traz a história de Lili, uma menina feliz que adorava brincar com seus irmãos no belo quintal de casa. Mas quando precisou frequentar a escola, algo muito ruim começou a acontecer: o terrível bullying praticado por alguns colegas. A tristeza tomou conta da menina, até que algumas atitudes foram adotadas. O livro tem um final feliz e é uma ótima maneira de ilustrar o tema para nossos pequenos. Nas últimas páginas vem até com uma atividade de caça palavras divertida.
A autora Anete viveu na própria pele preconceitos por ter sido uma criança acima do peso, entre outros traumas que a fizeram sofrer. Para a autora, a escola precisa ser parceira da família e acolher as crianças que passam por essa situação. Ela diz que é importante incentivar nos alunos o respeito às diferenças.
“Isso me moveu a escrever sobre gordofobia e racismo, tocando também em outras opressões. Precisamos discutir o bullying e as marcas que ele pode deixar na vida das pessoas, assim como também dar nomes aos preconceitos vividos e conversar sobre eles de forma bem clara para desfazer concepções tóxicas que não são verdadeiras. As crianças são a nossa esperança porque são mais receptivas a um novo olhar exatamente porque geralmente são desprovidas de preconceito. A partir delas, sempre haverá esperança”, conta a escritora.
O livro está à venda por R$ 31,92 na Amazon: https://amzn.to/2R4MDmk
Leia também:
Festa junina drive in é novidade na quarentena
10 ideias de decoração com fita isolante
Filmes escondidos no Netflix: Rock Dog
Maternidade Real: amor infinito de mãe
Sexta inspiradora: fotos de crianças com cachorros
TBT: Túnel de tecido para levar a brincadeira para casa
10 ideias de porta-retrato diy para quarto de menino
Dica de brincadeira: basquete de copo
Drive in: opção de programa em tempos de Covid-19
Maternidade Real: Superação
TBT: Presente do irmão e para o irmão
Dica de livro: O Pote Vazio
Dica de livro sobre bullying: https://www.amazon.com.br/Meu-Nome-Albert-Hist%C3%B3ria-Bullying/dp/8542807308/ref=asc_df_8542807308/?tag=googleshopp00-20&linkCode=df0&hvadid=379773628490&hvpos=&hvnetw=g&hvrand=13721138934792710240&hvpone=&hvptwo=&hvqmt=&hvdev=c&hvdvcmdl=&hvlocint=&hvlocphy=1031521&hvtargid=pla-1459437860542&psc=1