Dica de Livro sobre Bullying: “E se fosse você?”

bullying

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola! Há algumas semanas meu filho mais velho (10 anos) fez um trabalho para a escola sobre bullying. Já tínhamos conversado sobre preconceito, sobre diferenças, mas não havíamos usado a palavra bullying ainda. Ele entendeu o tema, ficou bem impressionado com o trabalho e eu achei ótimo a escola abordar o assunto. Para dar mais visibilidade à data gostaria de indicar hoje aqui um livro que pode ajudar nessa conversa delicada com nossos filhos: “E se fosse você?“, de Anete Lacerda (Colli Books).

O livro aborda o tema de forma leve e didática, com ilustrações fofas de Fernando Hugo Fernandes. E se fosse você?” traz a história de Lili, uma menina feliz que adorava brincar com seus irmãos no belo quintal de casa. Mas quando precisou frequentar a escola, algo muito ruim começou a acontecer: o terrível bullying praticado por alguns colegas. A tristeza tomou conta da menina, até que algumas atitudes foram adotadas. O livro tem um final feliz e é uma ótima maneira de ilustrar o tema para nossos pequenos. Nas últimas páginas vem até com uma atividade de caça palavras divertida.

A autora Anete viveu na própria pele preconceitos por ter sido uma criança acima do peso, entre outros traumas que a fizeram sofrer. Para a autora, a escola precisa ser parceira da família e acolher as crianças que passam por essa situação. Ela diz que é importante incentivar nos alunos o respeito às diferenças.

“Isso me moveu a escrever sobre gordofobia e racismo, tocando também em outras opressões. Precisamos discutir o bullying e as marcas que ele pode deixar na vida das pessoas, assim como também dar nomes aos preconceitos vividos e conversar sobre eles de forma bem clara para desfazer concepções tóxicas que não são verdadeiras. As crianças são a nossa esperança porque são mais receptivas a um novo olhar exatamente porque geralmente são desprovidas de preconceito. A partir delas, sempre haverá esperança”, conta a escritora.

O livro está à venda por R$ 31,92 na Amazon: https://amzn.to/2R4MDmk

Leia também:

Festa junina drive in é novidade na quarentena
10 ideias de decoração com fita isolante
Filmes escondidos no Netflix: Rock Dog
Maternidade Real: amor infinito de mãe
Sexta inspiradora: fotos de crianças com cachorros
TBT: Túnel de tecido para levar a brincadeira para casa
10 ideias de porta-retrato diy para quarto de menino
Dica de brincadeira: basquete de copo
Drive in: opção de programa em tempos de Covid-19
Maternidade Real: Superação
TBT: Presente do irmão e para o irmão
Dica de livro: O Pote Vazio


Deixe um comentário