Filmes Escondidos na Netflix: Professor Polvo

Professor Polvo

Recebi a indicação do documentário Professor Polvo pelas Aquelas Duas. Anotei na minha listinha de filmes para assistir e conseguimos parar no último fim de semana para ver. Eu e os meninos adoramos! É um documentário, aliás, está concorrendo a melhor doc no Oscar 2021! As imagens do filme são muito lindas, ficamos fascinados pela natureza, pela qualidade do material capturado, mas tudo isso é apenas um pano de fundo para uma história linda entre um homem e um animal. O filme inclui cenas que transitam entre o drama, comédia e, acredite, cenas de ação com uma perseguição incrível entre presa e predador.

Professor Polvo mostra a amizade entre um mergulhador e um polvo fêmea. É impressionante conhecer melhor esse animal que surpreendentemente é inteligente, mas confesso que deu uma pena de imaginar comendo um dos meus pratos preferidos.

O documentário é dirigido e roteirizado por Pippa Ehrlich e James Reed e se passa na província do Cabo Ocidental, na África do Sul. O protagonista é Craig Foster, um cineasta que morou durante toda a sua infância em uma casa que tinha seu quintal invadido pela força das ondas do Oceano Atlântico. Ele cresceu com um contato direto com a natureza, sempre mergulhando nas poças da maré. Em um momento ruim, já na sua fase adulta, ele volta para o mesmo local e passa a realizar mergulhos diários captando a vida marinha na floresta de algas rasas.

Em um dos mergulhos, realizados sem tanque de oxigênio, apenas prendendo a respiração, ele percebeu algo estranho, um tipo de amontoado de conchas. Por baixo delas estava um polvo escondido, fazendo uma armadilha perfeita para capturar um peixe. Muito interessado no comportamento do animal, Craig tem a ideia que mudaria a sua vida: e se fosse possível gravar todos os dias da vida desse polvo? Como encontrar diariamente um animal especialista em camuflagem? Como um invertebrado tão frágil pode viver com tantos predadores ao seu redor? Em busca dessas respostas, a visita ao molusco tornou-se a rotina do cineasta.

Leia também:

Frases maternidade: paciência
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
4 mitos e verdades sobre o sono do bebê
Dica de Livro: Disciplina sem Drama

Deixe uma resposta