Frases maternidade: paciência

paciência

Ontem falei um pouco sobre paciência nos stories. É muito normal perdermos a paciência, não se sintam culpadas!
💙
Às vezes as crianças parecem fazer de tudo para testar nossa paciência, não obedecem, nos fazem repetir 10x a mesma coisa, brigam sem parar…
💙
Todas nós passamos por momentos assim e, se em uma situação normal já é difícil, na situação atual então…
💙
Mas você já pensou se pode fazer algo para ter mais paciência? Meditar, contar até 20, respirar fundo, fingir que não é com você e até ter um momento do dia exclusivamente seu. São algumas ideias que podem ajudar! Gostou? Envie esse post para uma amiga!

Você também pode gostar desse post:

4 mitos e verdades sobre o sono do bebê

Sono do bebê

(post originalmente publicado em março de 2017)

Sono do bebê: para mim, uma das maiores dificuldades da maternidade é a privação do sono. Gravidez, amamentação, cuidados com o bebê, cólicas… Tudo isso a gente vai aprendendo a lidar. Mas ficar sem dormir? Isso tira o humor de qualquer uma e transforma a mãe angelical em madrasta de filme da Disney. Calma!

Se você está com um bebê pequeno em casa ou ainda vai ser mãe, não precisa se desesperar com o sono do bebê. Estou dramatizando um pouco porque sempre gostei de dormir… Em parceria com a Rojas Comunicação publico aqui alguns mitos e verdades sobre o sono do bebê, material preparado pela pedagoga e consultora do sono infantil Ana Flávia Andreoli. A consultoria do sono infantil tem como objetivo esclarecer e ajudar as famílias a estabelecerem bons hábitos de sono e ensinar suas crianças a dormirem melhor. Amém!

1- Manter meu bebê acordado e ativo durante o dia, e não deixá-lo adormecer, fará com que ele durma melhor durante a noite.

MITO – Quando nascem, os bebês dormem cerca de 17 a 20 horas por dia nas primeiras semanas e acordam, praticamente, só para se alimentar. Nessas horas de sono, incluem-se as sonecas do dia, que devem ser três ou quatro no primeiro mês de vida. Os bebês que não realizam as sonecas durante o dia tendem a ter mais dificuldades para dormir, ficam mais irritados e acordam mais vezes durante a noite. Essa irregularidade de sono provoca a diminuição da resistência a infecções e favorece o ganho de peso.

2 – É possível ensinar meu bebê a adormecer sozinho.

VERDADE – É importante proporcionar essa autonomia à criança desde o primeiro dia de vida, pois influencia, inclusive, no desenvolvimento dos bebês. A orientação é que a mamãe coloque o bebê no berço quando parecer cansado, ainda estando acordado, porém já sonolento, para que ele adormeça sozinho.

3 – Os pais devem se adaptar aos horários do bebê. Ou o bebê deve se adaptar à vida que os pais levam.

MITO – Os pais não devem se adaptar à rotina do bebê e nem o bebê à rotina dos pais. É importante que os pais compreendam que o bebê necessita de uma organização de horários diferente dos adultos, por isso o ideal é que, por exemplo, ele não frequente festas noturnas ou tenha horários variados de alimentação e sono, para que não tenha seu desenvolvimento pleno prejudicado. Já para os pais é importante que mantenham seus momentos de casal e tenham seus horários de alimentação e sono de acordo com a vida que escolheram. Ou seja, é uma adaptação de ambas as partes, mas cada rotina deve ser respeitada.

4- Estabelecer uma rotina é fundamental para a criança durante toda a infância.

VERDADE – A rotina tem como objetivo principal o desenvolvimento da autonomia da criança, e isto a torna mais segura externa e internamente. Através dela, a estrutura psíquica e física da criança se organiza, e ter prazos e horários estabelecidos traz tranquilidade e confiança para os pequenos, fazendo com que eles não se sintam tão ansiosos. Promover essa autonomia em todas as fases da infância e da adolescência permite que formemos adultos mais responsáveis, organizados e seguros.

Leia também:

Festa junina drive in é novidade na quarentena
10 ideias de decoração com fita isolante
Filmes escondidos no Netflix: Rock Dog
Maternidade Real: amor infinito de mãe
Sexta inspiradora: fotos de crianças com cachorros
TBT: Túnel de tecido para levar a brincadeira para casa
10 ideias de porta-retrato diy para quarto de menino
Dica de brincadeira: basquete de copo
Drive in: opção de programa em tempos de Covid-19
Maternidade Real: Superação
TBT: Presente do irmão e para o irmão
Dica de livro: O Pote Vazio
10 ideias de cabideiro DIY para quarto infantil
Maternidade Real: Mãe x Criança
Animação em Lego: Casamento
Filmes escondidos no Prime Video: “Um Monstro em Paris”
Frase sobre maternidade: lar ou casa?
Dia dos Namorados: 10 ideias de fotos em família
TBT: dica para a troca de fralda de um menino
Livros infantis para conversar sobre racismo com os filhos
Festa Junina: 10 ideias de decoração para fazer em casa
Receita de yakissoba prático e delicioso
Dez dicas de decoração DIY com contact

Deixe uma resposta